sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Lona de cobertura do palco da zona Norte cede e deixa feridos

Larissa Cavalcante - repórter

Emanuel Amaral

Em meio as festividades do Natal em Natal, na área de lazer do conjunto Panatis, onde está acesa a árvore de Natal da zona Norte, a lona que cobria o palco não suportou a pressão da chuva que caiu ontem a noite e cedeu por volta das 21h, assustando as 45 pessoas que estavam no palco e os poucos expectadores da apresentação. Cinco pessoas ficaram feridas e foram socorridas no local por três ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que não estavam no local no momento do acidente, mas foram encaminhadas rapidamente.

O peso da lona que cobria o palco junto com a água da chuva não foi suportado pela estrutura de metal, que acabou cedendo. No momento, o Coral Batista da Esperança, da Igreja Batista de Cidade da Esperança, compostos por crianças, adolescentes e adultos, fazia a apresentação da primeira música. O susto fez com que as pessoas pulassem do palco e foi nesse momento que elas se machucaram. "Escutei um estrondo e quando vi as pessoas estavam pulando do palco. Saí de perto das barracas e fui ajudar o pessoal", contou Felipe Xavier, segurança das barracas montadas na área de lazer.

Apenas uma adolescente de 16 anos foi atingida pelas ferragens, ela foi encaminhada para a UPA do Pajuçara ontem a noite e hoje pela manhã foi transferida para o Hospital Memorial, de onde já teve alta. As outras quatro pessoas atendidas pelo Samu tiveram escoriações oriundas da queda ao pular do palco.

Em nota oficial, a Prefeitura do Natal informou que, ainda na noite de quinta-feira, a prefeita do Natal, Micarla de Sousa determinou a criação de uma comissão administrativa, formada pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte) e Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Semtas), para apontar os motivos pela falha técnica na montagem da cobertura do palco, que por pouco não causou um acidente mais grave.

Segundo o coordenador artístico do Cantos de Natal, Marcílio Amorim, foi exposta a possibilidade de mudar a data da apresentação do coral. "Eu liguei para Elissandro, funcionário da Funcarte que estava responsável pela a árvore do Panatis, e disse para ele que perguntasse ao maestro se eles queriam manter a apresentação porque estava se formando uma bolha de água na lona por causa da chuva e teria pouco público", contou. Diante disso foi resolvido que a apresentação de uma hora de duração do Coral seria reduzida a duas músicas. No primeiro momento da apresentação a estrutura do palco cedeu.

O Secretário-chefe do Gabinete Civil, Kalazans Bezerra, esteve no local do acidente ainda essa manhã e disse que será feita uma avaliação para definir se o palco será trocado ou apenas consertado, mas garantiu que a programação do Cantos de Natal na zona Norte não irá acabar. “Ainda não sabemos se a programação de hoje a noite será mantida, vai depender da avaliação, mas o Natal em Natal na área de lazer do Panatis vai continuar”, afirmou.

Fonte: Tribuna do Norte