segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Parada natalina deste ano valoriza a cultura da nossa gente


Dando prosseguimento aos eventos do Natal em Natal será apresentado entre os dias 25 e 30 de dezembro, o Cortejo do Natal, uma parada natalina que irá invadir as ruas da Praça Cívica e encantar o público presente. Este ano o tema do Cortejo é Natal Feliz Natal.

Este ano o Cortejo está focado no Folclore do nosso Estado, valorizando a Cultura e a Arte Popular.

O Espetáculo é precedido pela Chegança - Auto Popular Brasileiro, oriundo de Portugal, que foi proibido no século XVIII, por ordem de Dom João V. A Chegança aborda a luta dos cristãos contra os mouros, as histórias e bravatas dos antigos navegadores enfrentando os mares difíceis. Segundo Câmara Cascudo, a Chegança foi apresentada pela primeira vez no Rio Grande do Norte no ano de 1926, encontrado em Natal muitos apreciadores.

As quatro Alas seguintes abordam diretamente as Cenas Natalinas, reportando fatos e figuras simbólicas do Nascimento do Menino Jesus, através dos quadros: Anunciação do Anjo a Maria, A Estrela do Natal, Os Reis Magos e O Nascimento de Jesus.

O Último quadro é o Papai Noel trazendo de presente especialmente para a criançada as mais alegres manifestações da nossa Cultura Popular, como o João Redondo com os seus personagens, o Mundo Mágico dos Artistas Circenses e das Feiras populares e Ruas com os Mágicos, Malabaristas e as bonecas de pano, ainda hoje vendidas nas feiras. O Papai Noel chega de bugre sobre uma duna que ainda  preserva a vegetação nativa, lembrando a importância e a viabilidade do Turismo Sustentável em nossa Cidade.

“O nosso Cortejo do Natal é um cortejo contemporâneo com a temática natalina, reportando e resgatando a nossa cultura popular e o folclore norteriograndense, com visão social inclusiva e responsabilidade ambiental”, disse Véscio Lisboa, diretor geral do Cortejo do Natal. “Estamos valorizando os talentos da nossa terra. Toda a concepção, criação e direção é trabalho de artistas norteriograndenses, residentes em Natal, como todo elenco de 300 artistas, atores, bailarinos, dançarinos e estudantes e donas de casa.” Completou Véscio.

Estréia: Dia 25 de dezembro de 2010, Aniversário da Cidade do Natal.
Dias: De 25 a 30 de dezembro
Hora: 20h
Local: Praça Cívica

Fonte: Assessoria de Comunicação da Funcarte